Descobri nos sites de clínica de reprodução humana a possibilidade de fazer a minha fiv doando parte de meus óvulos.
Como funciona?
A doadora doa metade de seus óvulos para mulheres (receptoras)
que, por algum motivo, não possuem os ovários ou estes não são capazes produzir óvulos de boa qualidade.
A parte de óvulos que fica com a doadora é fertilizada com o sêmen do marido ou o que foi comprado no banco de sêmen .A parte que foi doada pra receptora é fertilizada com o sêmen do marido dela ou com o que ela comprou ...
A doadora e receptora não se conhecem pois a doação por lei tem que ser anônima.Antes e depois que você doa,não tem como saber pra quem vai doar e nem se ela engravidou com seus óvulos .
A clínica apresenta uma lista de doadoras cadastradas para as receptoras, e elas escolhem a doadora pelas informações que existe no cadastro .
No cadastro basicamente contém informações como tipo sanguíneo,características físicas e uma foto de infância .
Após a escolha o médico e enfermeiros entram em contato com a doadora avisando que ela foi escolhida, e então, o ciclo menstrual das duas é sincronizado para início de tratamento .
Quem pode doar .?
A seleção das pacientes doadoras é de responsabilidade da clínica. As pacientes que irão doar os seus óvulos têm que ter idade inferior a 35 anos, algumas clinicas tem ter inferior a 32 anos ou ate menos,
serem saudáveis, ter uma boa reserva ovariana ,não apresentarem nenhuma história de doença genética e terem exames infecciosos negativos.
Como fazer para se cadastrar ....E os gastos .?
Para se cadastrar precisa ligar em uma clínica de reprodução humana, que tenha esse tipo de tratamento de doação de óvulos compartilhada , dizer que quer ser doadora e assim agendar uma consulta .Geralmente eles marcam pro início do ciclo menstrual .
Na primeira consulta tem uma taxa a ser paga (varia de 100 a 200 reais) e nela está incluso já o primeiro ultrassom que é feito já no dia da consulta ,para ver sua reserva ovariana, endometrio, se realmente está tudo ok 👍.
Estando tudo normal é então passada uma pequena lista de exames para a doadora e para seu marido .
Estes exames a doadora que faz por conta dela mesmo, sendo pelo convênio dela ou particular. ...
Entregando os exames e eles estando tudo em ordem ,você entra pro cadastro e espera ser escolhida por uma receptora (costuma ser de 2 a 6 meses a espera ou até menos )
Algumas clínicas cobram as medicações ,outras o tratamento. A que eu me cadastrei em Campinas não cobra nada ..Mas se tiver que comprar o sêmen como eu fiz,ou se pra ter o espermatozóide o marido precise passar por algum procedimento cirúrgico ,aí sim,a doadora tem que pagar ..
Se depois da transferência de seu embrião ainda sobrar outros embriões (difícil pra quem doa isso acontecer mas pode acontecer)precisa congelar a sobra porque é ilegal você desfazer dela , ela tem que ficar por sua responsabilidade por no mínimo 3 anos ...Depois de 3 anos você pode doar pra casal infertil, pra estudo ou manter congelado para seu uso.
Existe uma taxa de congelamento que é anual e o valor varia de acordo com a clínica .É bom perguntar sobre isso na consulta pra não te pegar de surpresa .
As clínicas que conheço que não cobram medicação e nem tratamento de doadoras de óvulos são
Fivmed e Fertilidade e vida que ficam em campinas
Invida, IPGO que ficam em São Paulo
Existem várias espalhadas pelo Brasil mas essas são as que eu conheço .
No próximo post falarei sobre como é o tratamento ....
❤❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário